A carga morta, nome dado aos materiais (como argila e terra) que se aderem à caçamba de vagões e caminhões, pode gerar milhões em perdas no faturamento da indústria pesada.
Além de representar prejuízos financeiros, o problema diminui a qualidade de vida do operador e coloca em risco a segurança da frota.
Para que você entenda mais sobre a carga morta e suas consequências, o blog de hoje traz as 3 principais desvantagens sobre o assunto e dicas de como resolvê-lo da melhor maneira. Continue lendo!
Desvantagem 1: Aumento de custos e riscos na operação
A carga morta gera perda de capacidade de carga, o que eleva o custo da operação e aumenta consideravelmente os riscos de tombamento do caminhão. Além disso, lavar a báscula para retirar os materiais da caçamba aumenta a quantidade de horas paradas, gerando ainda mais prejuízo financeiro.
Para resolver a situação, a dica é investir em um revestimento antiaderente de qualidade, como o Duramaxx. Assim, além de evitar a aderência dos materiais e os riscos de tombamento, você não precisará de mão de obra para retirar a carga morta ou lavar a báscula, reduzindo os tempos de parada do caminhão.
Desvantagem 2: Desgaste prematuro dos equipamentos
Para retirar a carga morta, é comum que o motorista faça movimentos bruscos (tranco) para descolar o material da caçamba. Essa prática, além de perigosa, danifica consideravelmente o ativo (caminhão), reduzindo sua vida útil.
Quando revestido com Duramaxx, o ativo fica preservado e os trancos deixam de ser necessários, aumentando a vida útil do equipamento e reduzindo os custos com manutenção.
Desvantagem 3: Acidentes e passivos trabalhistas
A remoção manual da carga morta por parte dos operários pode acarretar em grandes acidentes. Além do perigo para a saúde do funcionário, essa prática pode gerar passivos trabalhistas para a empresa.
Revestir sua frota com o revestimento Duramaxx, material com resistência à abrasão muito superior aos UHMW comuns de mercado, evita todas as desvantagens da carga morta. Por isso, não perca tempo e entre já em contato para resolver o problema!
A instalação das placas é simples e realizada por meio de soldas, o que evita a necessidade de fazer furos na báscula, preservando o equipamento.